terça-feira, 10 de março de 2009

Violência no namoro… “ the fine red line”, que separa os mimos da primeira estalada, e que por vezes só termina com a morte da vítima.

São jovens, bonitos, liberais, “curtem bués”: a net, música, cinema, PsP´s, roupas de marca, gostam de “curtir” a noite, e de namorar, mas também são agressores e vitimas. É triste, chega a doer escrever estas palavras: um em cada quatro jovens é vítima de violência nas relações de namoro. Segundo um estudo recentemente realizado, pela Universidade do Minho, os comportamentos agressivos entre jovens casais, têm vindo a aumentar anualmente, e o mais grave, é que são muitas vezes aceites pelos pares, como sendo "naturais", o que acaba por favorecer a sua desculpabilização.
Tudo começa com gritos e discussões, e a tentativa de controlar todos os minutos, quando se apercebem da dor, do medo, do desconforto, o ciclo dos insultos, e das agressões físicas já faz parte integrante da relação. Deparamo-nos com uma confusão de sentimentos, onde tudo se mistura, amor, sentimento de posse, controle, ciúme, agressão, o que leva a que mesmo os jovens, que não praticam a violência nas suas relações, depois a desculpem. Carla Machado investigadora da Universidade do Minho, participou no único estudo nacional, sobre violência nas relações amorosas entre os jovens. De um universo de 4667 rapazes e raparigas, entre os 13 e os 29 anos, 25% foram vítimas pelo menos uma vez de um comportamento abusivo por parte do namorado(a), a violência emocional atingiu 19,5% dos inquiridos, 13% foi alvo de agressões físicas, e 7% terá sofrido actos de violência sexual/severa, aqui até o sexo forçado chega a ser aceite como natural. Como ainda não existem estudos comparativos, é impossível saber se os jovens portugueses estão ou não mais violentos, o que é certo é que existe uma maior consciência em denunciar, quase sempre quando essa é a única saída para se libertarem da relação.
Porque a VIOLÊNCIA não é definitivamente AMOR, … NÃO PERMANEÇAS EM SILÊNCIO, DENUNCIA !!!

Written by:Social/Espartanos

Acontecimentos e Mulheres, que ficaram na História do dia 10 de Março.

1867 - O fisico inglês, naturalizado norte-americano, Ggraham Bell, inventor do telefone, efectua a primeira ligação telefónica.

1945 - Bombardeiros "B-29" norte-americanos iniciam os primeiros bombardeamentos sobre o Japão, durante a II guerra mundial.

1946 - Mulheres italianas votam pela primeira vez em eleições locais.

1967 - Svetlana, filha de Estaline, pede asilo político à Suíça.

1988 - O Parlamento europeu debate a questão de Timor-Leste.- Nasce neste mesmo ano o primeiro bebé proveta-chinês.

1991 - Rosa Mota ganha a meia-maratona de Oshikawa, Japão, onde terá enfrentado 20.000 adversários.

1 comentário:

  1. Queria comentar o artigo acima, mas por algum motivo não é possível.
    Bem, é assim, é triste saber que jovens como nós se deixam dominar por um ciclo vicioso de violência inútil... Nós, jovens, deveríamos ser o motor de uma mudança de mentalidades, visto que a violência doméstica muitas vezes está associada a um certo conservadorismo e "mentalidade tacanha" a qual constantemente depreciamos. E além disso, ninguém é de ninguém, muito menos quando em vez de carinho recebe insultos e agressões.
    Espero que todos os jovens vítimas desta situação a possam denunciar, e que todos os jovens agressores possam ter um bom acompanhamento ( incluindo, do assistente social :> )para que recuperem desse estado de confusão nas suas vidas e possam seguir o seu caminho, já que tem muita vida pela frente.

    ResponderEliminar