Os Social/Espartanos comemoram o dia que marca um ponto de viragem, no papel que a mulher passaria por direito a desenvolver em sociedade. Oito de Março é um marco na História, um dia comemorativo, de celebração dos feitos económicos, políticos e sociais alcançados pela mulher. Consideramos a contextualização histórica dos fenómenos, capital para a sua óptima compreensão, assim sendo aqui lhe deixamos alguns factos determinantes para a fixação desta nobre data.
A ideia de criar um dia internacional da mulher surge na viragem do século XX, no decorrer do impetuoso processo de industrialização e desenvolvimento económico, que conduziu à contestação sobre as condições de trabalho. As trabalhadoras fabris Nova Iorquinas da indústria têxtil, foram protagonistas de um desses momentos de protesto, decorria o dia 8 de Março de 1857, onde se insurgiram contra as más condições de trabalho e reduzidos salários. Com decorrer dos anos foram muitos os acontecimentos e protestos que se seguiram, como o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist em Nova Iorque, a 25 de Março de 1911, onde pereceram 146 trabalhadoras. A história faz-nos uma macabra revelação sobre este incêndio, as trabalhadoras durante o protesto teriam sido trancadas e queimadas vivas. Em 1908, 15.000 mulheres marcharam sobre as ruas cidade de Nova Iorque, reivindicando a redução do horário de trabalho, melhores salários, e o direito ao voto. O primeiro Dia Internacional da Mulher acaba por se estabelecer a 28 de Fevereiro de 1909 nos EUA, após uma declaração do Partido Socialista Americano. No decorrer do ano de 1910, na primeira conferência internacional sobre a mulher realizada em Copenhaga, encabeçada pela Internacional Socialista, é estabelecido o Dia Internacional da Mulher. No ano seguinte, foi celebrado por mais de um milhão de pessoas na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920, acabando por esmorecer devido aos regimes ditatoriais implantados bem como aos conflitos bélicos que se seguiram. A sua revitalização fica a dever-se ao movimento feminista na década de 1960. O ano de 1975, é designado como o Ano Internacional da Mulher, a Organização das Nações Unidas passa a subvencionar, a proteger o Dia Internacional da Mulher.
Ficam os nossos votos de um Feliz dia Internacional da Mulher, em casa ou na rua, onde quer que se encontre hoje não deixe de celebrar este dia.
Uma curiosidade: em 1959 neste mesmo dia nasce para o mundo em Nova Iorque aquela que viria a ser a mais famosa boneca criada, falamos da Barbie. Já foi vestida por mais de 50 estilistas, e com perto de um cento de profissões e nacionalidades, 50 anos passados depois do seu nascimento a Barbie continua a boneca mais cobiçada, quer pelas mais pequenas, bem como pelos mais graúdos.
domingo, 8 de março de 2009
Dia Internacional da Mulher, um dia na História…
Written by:Social/Espartanos
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário